O vocabulário é muito importante no TOEIC. Tanto é importante para a compreensão do inglês como para a produção de linguagem no exame. Você necessita ser capaz de compreender um vasto número de palavras de conversação. E você necessita ter um vocabulário variado e fluente para utilizar ao falar e escrever no teste.
Aprender um vocabulário novo nem sempre é a parte mais divertida da preparação para o TOEIC. Quando você vê uma longa lista de palavras que se recomenda que domine, você pode sentir-se estressado, e até mesmo assoberbado.
Por este motivo, muitos dos meus alunos me perguntam ansiosamente quantas palavras necessitam aprender para o TOEIC. Esta é uma boa questão, mas não há nenhuma resposta simples.
A quantidade de novas palavras que você necessita dominar depende muito mais na sua performance do TOEIC do que qualquer quantidade específica de vocabulário de palavras.
O vocabulário é importante para o TOEIC, e o seu sucesso no exame dependerá realmente de duas coisas: da variedade de vocabulário e estratégia.
Ter uma estratégia é muito importante, porque criar uma lista de vocabulário só por si não é suficiente. Existem mais de 1 milhão de palavras no idioma inglês, e não é possível aprender cada palavra que (talvez) apareça no TOEIC.
Também existem algumas estratégias específicas de vocabulário que ajudam a adivinhar o significado de palavras desconhecidas, ou compreender o significado geral do que você escutar ou ler, mesmo que você não compreenda uma palavra do que é dito ou escrito.
Estas estratégias deverão ser aprendidas juntamente com a aquisição de vocabulário novo, porque você irá certamente deparar-se no exame com algumas palavras que você desconhece.
A verdadeira pergunta que você deve estar fazendo é se você tem um bom equilíbrio entre o vocabulário e uma estratégia eficaz. A melhor forma de medir isso é treinar responder às questões do TOEIC, quanto você puder fazer.