No que diz respeito a preparar-se para o TOEFL, a questão da dificuldade do teste é o “elefante na sala”, toda a gente está pensando sobre isso, mas ninguém sabe como o perguntar. Infelizmente, não há uma resposta simples para esta pergunta.
Qual é a dificuldade da Seção de Leitura do TOEFL?
A seção de leitura é objetivamente a mais difícil; de acordo com o site de ETS, com um estudo efetuado a partir de 2012, é apenas um pouco mais difícil do que um texto escrito em inglês normal.
Nos últimos anos (desde que o iBT foi introduzido), o número de palavras únicas no TOEFL diminuiu. Isto pode indicar que, felizmente para você, a direção que o ETS está a tomar é a de colocar mais ênfase em palavras com maior frequência, que é mais provável que você já as conheça.
Qual é a dificuldade da Seção de Audição do TOEFL?
Para muitos estudantes, a seção de audição é a mais difícil. A seção de leitura tem o vocabulário mais difícil, mas na seção de audição tem que ouvir partes que são muito longas.
É difícil prestar atenção durante muito tempo, e é ainda mais difícil se lembrar da informação desde o início até começarem as perguntas.
Qual é a dificuldade das Seções Orais e Escrita do TOEFL?
Essas seções devem ser menos estressantes para você por uma razão principal: enquanto nas seções de escuta e leitura estão testando você com informações específicas, nas duas últimas seções dão-lhe um pouco de liberdade no que você pode falar ou escrever.
A tarefa de escrita independente é provavelmente semelhante às que você já fez em aulas de inglês: você só precisa explicar coerentemente a sua posição sobre uma questão.
É claro, a dificuldade do teste variará de pessoa para pessoa. O que você acha? Que parte do TOEFL você acha que terá mais dificuldades? Diga-me nos comentários abaixo!